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Seguidores não engajados – Descubra a raiz do problema!

Tempo de leitura: 7 min

Uma coisa é fato: o engajamento reflete os resultados da estratégia de comunicação. 

Um público pouco engajado indica falta de conexão com os conteúdos e, dessa forma, deixa claro que existe uma ausência de entendimento acerca da persona da marca. 

Está enfrentando esse problema no seu negócio? Venha descobrir a raiz do problema e aprender dicas de como potencializar o uso das redes sociais!

O que você vai encontrar nesse texto:

  • Definição de engajamento
  • A raiz da falta de engajamento
  • Dicas para potencializar o uso das redes sociais

Fonte: Echosis 

Afinal, o que é o engajamento? 

Primeiramente, é necessário conceituar o engajamento nas redes. 

O engajamento é a maneira de analisar a interação dos usuários com um determinado perfil. Essa análise envolve a observação ao número de curtidas, comentários, compartilhamentos, salvamentos, visualizações, ganho e perda de seguidores. 

Logo, estar atento a essas métricas é fundamental para que as marcas entendam o crescimento, ou não, nas redes. 

Como descobrir se a estratégia é eficaz?

Nesse sentido, a partir da análise, é possível verificar qual o papel da estratégia comunicativa para o negócio: fator de sucesso ou problema? 

  • Se os resultados são bons, os seguidores são engajados e a visibilidade do perfil é satisfatória, a estratégia comunicativa é funcional e eficaz. 
  • Se os resultados são negativos, os seguidores não engajam e a visibilidade está estagnada ou retrocedendo, chegou a hora de mudar a estratégia comunicativa. 

Para isso, é essencial desenvolver um plano de comunicação para a marca, destacando valores, objetivos, público-alvo e elementos de branding, como constelação semântica e tom de voz. 

A Produtora Júnior realiza esse serviço para você! Entre em contato para saber mais. 

A segunda fase é estabelecer a estratégia que guiará tanto a criação de conteúdo, quanto o comportamento das redes. É fundamental analisar constantemente os efeitos da estratégia implementada, definir com frequência as ações que trouxeram bons resultados e serão aperfeiçoadas, mantidas ou que não foram efetivas e serão modificadas ou excluídas. 

3 dicas para potencializar o uso das redes sociais 

  1.  Crie conteúdos diferentes

Existem variadas formas de compartilhar conteúdos nas redes, como reels, story, feed…  Experimente criar em novos formatos!                  

Ampliar a variedade na comunicação do seu negócio permite a testagem, para assim, descobrir quais formas são mais bem avaliadas pelo seu público-alvo.                                  

  1.  Use os stories de maneira inteligente 

Usar a ferramenta Story para apenas republicar conteúdos postados no Feed, não é estratégico, é prejudicial para o seu perfil. 

A plataforma Instagram valoriza perfis que utilizam as ferramentas amplamente como forma de interagir com os usuários, portanto, utilize essa informação ao seu favor! 

É interessante ser autêntico, mostrar o cotidiano, humanizar a marca. Além disso, usar texto e botões interativos são bons métodos de captar a atenção por mais tempo e gerar mais engajamento 

  1. Tenha uma presença ativa

Quanto mais você postar, mais oportunidades seus seguidores terão de engajar.

É importante ter uma programação consistente, com atualizações frequentes e conteúdos relevantes. No entanto, para isso, não é necessário postar todos os dias! Crie um equilíbrio, defina os dias para a postagem de conteúdos novos. 

E você? Já conhecia essas dicas? Se não, agora já pode adaptar, aplicar no seu negócio e aumentar o seu engajamento! Caso tenha alguma dúvida, mande mensagem que podemos te ajudar e não deixe de baixar o nosso e-book para acessar mais conteúdos! Além disso, você pode entrar nesse link e se cadastrar para não perder nenhuma novidade dentro da Produtora Júnior!

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