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Afinal, o que é Naming?
Apesar de ser um termo em inglês, traduzir “naming” é muito intuitivo. Se você pensou em algo como nomear, você está no lugar certo! Dentro da área da comunicação, assim como no geral, dar nome para empresas é fundamental para a identificação, diferenciação e particularização das marcas.
No entanto, esse é um processo que precisa de estratégia. Para criar um nome que funcione como um verdadeiro retrato da marca a longo prazo, é necessário levar muitas questões em consideração e, por isso, a técnica é essencial!
Que tal saber mais? Continue acompanhando esse artigo! Boa leitura!
O que você vai encontrar neste artigo:
- Definição de Naming
- A importância de um bom Naming
- Os fundamentos do Naming
Qual a importância de um bom Naming?
FONTE: dBriefing
Um nome atribui características a marca, isso é fato. Mas existem outros motivos que contribuem para o momento de nomear uma empresa ser tão importante.
Quando o Naming é realmente eficaz, ele comunica a imagem da marca, reflete a persona para qual se destina, cria conexões com o público a partir de associações, aproxima-se de significados emocionais e representa o conceito transmitido pelo negócio. Logo, é preciso atentar-se para esses pontos no processo de desenvolvimento do nome.
Além do potencial comunicativo, da identificação e da marca registrada, criar um nome com poder verbal e visual é imprescindível e crucial para a arquitetura de Branding da empresa. Uma identidade bem consolidada reúne componentes que vão além do nome, como cores, comunicação, texturas e demais elementos que contribuem para o reconhecimento do negócio e seu destaque no mercado.
Consequentemente, um Naming estratégico tem o poder da atratividade, de modo que alcança mais vantagens corporativas ao passo que atinge de maneira mais efetiva o público-alvo.
Os fundamentos do Naming
No processo de elaboração do nome, é preciso levar 9 passos indispensáveis em consideração, confira!
1. Impacto
Um nome qualificado deve facilmente ser absorvido pela mente do consumidor, de modo que a primeira impressão seja positiva e atraia o indivíduo para as demais etapas que constituem o funil de vendas.
2. Concisão
Para ser lembrado de maneira rápida, é necessário que o nome seja conciso e, ainda assim, reflita a imagem da marca. Alguns exemplos são: Nike, Instagram, OI. São três nomes de fácil memorização e a associação ao conceito do negócio é imediata.
3. Facilidade de escrita e pronúncia
Por mais que o nome precise ser atrativo para o público-alvo para o qual a marca se destina, é interessante pensar na acessibilidade do negócio no geral. Logo, a facilidade de compreensão é um ponto importante.
4. Agradabilidade do som
Tendo em vista que o nome escolhido identificará a marca dentro do mercado, pensar em palavras que soem de maneira leve, fácil e fluída é interessante no processo.
5. Transmissão da mensagem
Como retrato, o nome deve refletir informações e características acerca do conceito da empresa. Vale lembrar que um nome faz parte da comunicação de uma marca, logo, é necessário que seja condizente com os objetivos desta.
6. Facilidade de memorização
Associado aos passos anteriores, esse ponto acrescenta uma característica importante ao nome: a capacidade de ser facilmente memorizado e, consequentemente, reproduzido entre o público.
7. Clareza
É fundamental escolher um nome que não possua margem para interpretações dúbias (a não ser que seja intencional e faça parte da estratégia comunicativa) e/ou negativas.
8. Inovação
Buscar referências criativas é uma excelente oportunidade de encontrar um nome diferente e com potencial, que alcance o objetivo de identificar a marca de maneira original.
9. Disponibilidade para registro
O último, mas nem por isso o menos importante! É crucial verificar a disponibilidade do nome antes de confirmar seu uso.
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