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4 passos que irão te ajudar a definir a linha editorial da sua marca

Ainda não sabe como colocar em prática as tendências de marketing de 2023? Está em dúvida de como se comportar nas redes sociais? Não sabe que tipo de conteúdo produzir para atingir o seu público-alvo? Vem que a Produtora Júnior explica para você!

Muitas pessoas utilizam as redes sociais todos os dias e é muito importante o seu negócio ter uma presença digital. Se você não sabe muito bem por onde começar a fazer isso, definir uma linha editorial para a sua estratégia de marketing pode ser uma solução.

O que você vai encontrar neste artigo:

      • O que é uma linha editorial e a sua importância 

      • Os perigos de não ter uma linha editorial definida

      • 4 passos que irão te ajudar a definir a sua linha editorial

    Fonte: Pexels

    O que é uma linha editorial e a sua importância

    No contexto das redes sociais e do marketing digital, uma linha editorial é o que irá definir o planejamento e a produção de conteúdo que serão publicados no perfil da sua marca.

    De acordo com a pesquisa Digital 2022, feita pela We Are Social e pela Hootsuite, 79,9% dos brasileiros usam ativamente as redes sociais, gastando em média 3,6 horas por dia. Para alcançar e gerar interesse nesses usuários, principalmente para aqueles que são potenciais clientes para o seu negócio, é necessário ter uma estratégia que vá chamar a atenção.

    Uma linha editorial é o que vai direcionar a sua estratégia digital para atingir justamente todas essas pessoas que passam horas e horas nas redes sociais. Ela irá ajudar na identidade da sua marca, posicionando-a como referência no mercado e chamando atenção dos usuários e seguidores. 

    Os perigos de não ter uma linha editorial definida

    Quando você constrói uma estratégia de marketing sem ter uma linha editorial definida, você pode se atrapalhar durante o trabalho de divulgação da sua marca e os resultados podem não agradar e nem sanar as necessidades do seu negócio. Além disso, o branding da sua marca pode se perder no processo.

    A sua marca te representa e a maneira como ela se comporta nas redes sociais impacta diretamente nos seus resultados. Sem uma linha editorial definida, o seu tom de voz não terá consistência. Esses aspectos podem atrapalhar o andamento do seu negócio.

    Fonte: Pexels

    Confira a seguir 4 passos que irão te ajudar a definir a sua linha editorial.

    1- Entender a sua persona

    Para construir uma linha editorial efetiva é necessário saber quem é o público que ela busca atingir. Estruturar uma estratégia de marketing sem saber exatamente quais são os interesses, costumes e práticas da audiência só acarretará em resultados negativos e que não condizem com a realidade do seu negócio.

    Definir e entender a sua persona é o primeiro passo para saber exatamente quem a sua linha editorial precisa atingir. Quem é o seu cliente? Como é a rotina dele? Como a sua marca pode sanar a dor dele? Como o arquétipo da sua marca pode se relacionar com ele? Dessa forma, você irá conseguir entender bem como chamar a atenção do seu público-alvo.

    2- Definir o objetivo de conversão da sua estratégia

    Existem alguns objetivos diferentes de conversão no ambiente do marketing digital. Você pode querer que o lead entre em contato, assine uma newsletter ou visite uma nova página. Ao saber exatamente qual ação/ações você quer que o seu cliente faça, você saberá como direcionar o seu conteúdo e sua linha editorial.

    É essencial saber o porquê de sua marca estar criando conteúdo e usar isso para tornar o processo ainda mais efetivo. Em diferentes momentos do negócio temos objetivos diferentes. Entender qual é o momento vivenciado e qual é a dor que a sua estratégia de marketing precisa sanar te auxiliará a criar uma linha editorial.

    3- Construir um cronograma

    Após entender qual o público que você quer atingir e qual o objetivo que você tem em mente é a hora de construir o cronograma da sua estratégia. Dentro de uma linha editorial é possível tratar de diferentes assuntos e de diferentes formas. Criar um cronograma para nortear e organizar a sua estratégia de marketing irá facilitar a criação de conteúdo, postagens e interações nas redes sociais.

    A partir do seu objetivo, defina 4 macroáreas que você gostaria de tratar com os seus clientes. Se o seu negócio trata de venda de roupas, você pode trazer conteúdos sobre as peças que você vende, tendências do mercado atual, informações sobre o diferencial do seu negócio e os bastidores da rotina da marca. Você pode tratar de cada macroárea usando um formato diferente de conteúdo, como vídeos, cards e stories, gerando também diferentes tipos de conexão, ação e engajamento.

    4- Revisar e estudar as métricas

    Por fim, não adianta criar toda uma estratégia sem acompanhar os erros e acertos. Revisar os resultados e as métricas das plataformas utilizadas te ajudarão a entender se a sua linha editorial está trazendo resultados de acordo com o seu objetivo, se o público está sendo atingido, se os conteúdos estão sendo efetivos.

    Ao fim de um mês de estratégia, é importante analisar os resultados para entender se algo precisa ser mudado, adaptado ou melhorado. Insistir em uma linha editorial que não condiz com a sua marca trará resultados negativos para o seu negócio e poderá afastar possíveis clientes.

    E você? Já conhecia essas dicas? Agora que você já conhece as definições, que tal estabelecer a sua estratégia? Caso tenha alguma dúvida, mande mensagem que podemos te ajudar! Além disso, você pode entrar nesse link e se cadastrar para não perder nenhuma novidade dentro da Produtora Júnior!

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